FAQ - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE LOUÇAS DE BARRO
1. Porque é necessário deixar a peça de barro de molho por 12 horas antes de seu primeiro uso?
Diferentemente de outras cerâmicas, a louça de barro é porosa, e deve ser deixada de molho para se
reestabelecer a correta umidade interna, o que irá permitir um aquecimento da peça por igual, quando em uso.


2. A água para deixar a peça de barro de molho deve ser ensaboada?
Não, ela deve estar apenas limpa e a temperatura ambiente


3. Com que freqüência se deve deixar a peça de molho?
Casserole recomenda deixa-la de molho somente antes de usa-la pela primeira vez, e então, secá-la completamente. Se usada regularmente não há razão para deixá-la de molho antes de cada uso, contudo, se guardada sem utilização por três meses ou mais, o melhor é repetir a operação antes de reativá-la.

4. Porque é necessário secar a louça de barro completamente após deixa-la de molho ou lavar e antes de ser guardada?
Lembre-se, a louça de barro é feita de material poroso que retém água. Se a peça não for devidamente secada, e mesmo assim, guardada úmida em atmosfera escura ou fechada, a peça pode desenvolver cultura de mofo/fungos em sua superfície. Evite isso, secando bem a peça, apoiando-a em um suporte de boca para baixo a fim de permitir ventilação em seu interior, provocando a evaporação dos líquidos pelo fundo não esmaltado da peça.

5. A louça de barro é usada apenas em longas e demoradas cozeduras?
Absolutamente não. Use Casserole para todo tipo de cozedura. Ela deve cozinhar tudo que outros utensílios metálicos podem. Apenas tome as precauções observando as recomendações de uso, para evitar danos à integridade da peça.

6. A louça de barro limpa facilmente?
É muito fácil remover resíduos da superfície esmaltada da louça de barro. Água morna ensaboada, uma esponja macia é praticamente tudo de que você precisa. Se ocasionalmente por excesso de cozimento, resíduos grudarem na superfície da peça, deixe-a de molho por alguns minutos em água ensaboada, e então, use uma
escova plástica para removê-los.


7. Pode-se utilizar a louça de barro (Casserole) para armazenar alimentos ou líquidos na geladeira ou freezer?
Pode, mas não é adequada. Casserole foi projetada para cozer/assar e servir, não para substituir os utensílios próprios para armazenagem.

8. Casserole é feita a mão no tradicional torno de oleiro?
Casserole não é feita individualmente em torno de oleiro. É produzida em sistema semi-automático através de moldes e matrizes, com acabamento manual, e esmaltada através de sistema de pintura a revolver. É queimada duas vezes, antes e após a esmaltação em forno computadorizado à temperatura de 980°C.
Dada a natureza da matéria prima, o grau de intervenção manual no acabamento, algumas diferenciações no produto final podem ser esperadas, sem contudo, serem caracterizadas como defeitos: ex: pequenas variações de cores, peso e medidas.
Da mesma forma, micro trincos que aparecem na superfície esmaltada da louça de barro, não são defeitos, mas uma de suas características,o que em realidade ajuda a peça na resistência à choque térmico.

9. Casserole é própria para máquina de lavar pratos e micro-ondas?
Sim, é adequada para ambos, embora, lavar manualmente seja muito mais divertido.


10. Casserole pode ser colocada em qualquer lugar quando quente?
Não se pode forçar a peça a uma mudança brusca de temperatura. Não coloque uma peça quente sobre uma superfície fria ou úmida, e nem uma peça fria sobre uma superfície muito quente. Antes de lavar, permita que a peça quente volte à temperatura ambiente. Esses cuidados prolongarão a vida útil de sua Casserole.

Se tiver mais alguma dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail: dúvidas@casserole.com.br